Dormir bem pode evitar doenças

A sensação de bem-estar ao acordar pode ser estimulante, renovadora e calmante. Dormir bem significa cuidar do corpo e da mente, para garantir qualidade de vida. Acompanhe a seguir a importância do seu sono.

SAÚDE MENTAL: noite bem dormida equilibra o humor e as emoções. Sem o sono em dia, a manifestação de ansiedade e depressão é maior.

MEMÓRIA E FOCO: dormir garante raciocínio mais rápido e claro. O cansaço leva a esquecimentos.

DICAS

A qualidade do seu sono depende de hábitos e comportamentos saudáveis. Importante: invista em um colchão e travesseiros de qualidade. Um ambiente arejado, escuro e silencioso ajuda muito.

Evite:

√ Alimentos gordurosos e de difícil digestão, cafeína e álcool próximos da hora de dormir.

√ Trabalhar ou assistir TV na cama, sobretudo programas violentos ou muito estimulantes.

√ Praticar exercícios físicos intensos algumas horas antes.

√ Mudar radicalmente os horários de dormir e acordar no final de semana.

√ Cochilos diurnos por pessoas com insônia

FÍSICO SAUDÁVEL: boas horas de sono ajudam a fortalecer o sistema imunológico contra infecções, manter o peso adequado e evitar doenças crônicas.

SEGURANÇA: para você e para os outros. Você fica em estado de alerta e evita acidentes de trânsito ou problemas de atenção ao realizar atividades no trabalho. Dirigir sem dormir é muito perigoso.

AUMENTO DA CAPACIDADE PRODUTIVA: qualidade, regularidade e quantidade constituem o cenário ideal. Sete a nove horas de sono melhoram a saúde e a capacidade produtiva. O sono deve ser ininterrupto.

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