Vigorexia
Ao ler este artigo logo queremos saber: que palavra estranha é esta? Parece nome de doença! Que palavrão é este!?
Exatamente meus amigos e minhas amigas, tratamos de uma doença, de um verdadeiro palavrão!
Certamente, alguns de nós, até mesmo você ou eu, sofremos de vigorexia ou conhecemos alguém que sofre de vigorexia. Mas o que é? Que mal é este? Vamos lá!
Vigorexia, bigorexia ou transtorno dismórfico muscular, ocorre quando uma doença psicológica caracterizada por uma insatisfação constante com o corpo, que afeta principalmente os homens, levando-os à prática exaustiva de exercícios físicos. Pode estar associada a uma distorção da autoimagem e a um transtorno psicológico similar à anorexia.
Alguns sintomas da vigorexia:
Distorção da autoimagem;
Dores musculares constantes;
Lesões articulares e musculares;
Uso de anabolizantes;
Dietas hiperproteicas;
Cansaço
Irritabilidade
Insatisfação
Depressão
Ou seja, amigos! Estamos acostumados a ouvir falar de pessoas muito magras que se veem gordas e praticam Anorexia ou Bulimia, mas nunca a vigorexia.
Se você, em especial homem, se vê magro mesmo com todos dizendo que você está forte, tenha cuidado, procure analisar a situação, ouça seus amigos e familiares, pois você pode estar com a vigorexia, procure um especialista, ou alguns, pois trata-se de um tratamento multidisciplinar, que pode passar por profissionais como: nutricionista, endocrinologista, psiquiatra, psicólogo e ainda fisioterapeuta e ortopedista.
Estamos em sociedade que cada vez mais busca a perfeição do seu corpo, mas ao mesmo tempo estamos cercados por problemas que nem sabemos existir e a vigorexia é um bom exemplo disto.
Se você encontrou um de seus amigos aqui neste artigo, mande para ele, compartilhe em sua rede social e marque-o!!!
Abraços a todos e mantenham o foco, controle e equilíbrio para o ganho de uma saúde melhor.