top of page

Atividades físicas para crianças: ideias simples e divertidas

Além de fazer os pequenos crescerem com ossos fortes e manterem um peso saudável, as atividades físicas para crianças auxiliam no desenvolvimento cognitivo, melhoram a postura e a coordenação motora, entre outros tantos benefícios. Mas a prática regular de exercícios para crianças não é apenas um bom hábito para a saúde. Eles promovem também a interação social, elevam a autoestima e ajudam a criançada a descobrir o mundo ao seu redor. E o melhor de tudo, são muito divertidos. Quem já viu crianças brincando em um playground sabe que a maioria é naturalmente cheia de energia e gosta de se movimentar.

Porém, à medida em que crescem, pode ser um desafio tirá-las frente do computador e da TV para praticarem exercícios físicos o bastante. Aqui vão algumas dicas e ideias de exercícios físicos para crianças para ajudar a sua família a criar uma rotina ativa e saudável, fazendo a criançada sair de vez do sofá.

Exercícios para crianças: incentive a prática de um esporte

Praticar um esporte garante compromisso com uma equipe e exercício físico regular. Por isso, encoraje seus filhos se eles demonstrarem interesse por algum em particular. Tenha em mente, porém, que nem todo mundo é atraído para esportes organizados, como futebol ou basquete. Fique atento para outros tipos de exercícios para crianças. Seu filhote pode preferir dança, natação, artes marciais ou mesmo circo. E seja persistente! Pode ser que sejam necessárias algumas tentativas antes da criança encontrar a modalidade esportiva que mais tem a ver com ela. Isso é normal.

Exercícios físicos para crianças: dê o exemplo e faça sua parte

Não basta ser pai, tem que participar! As crianças que veem os pais praticando esportes e outras atividades físicas regularmente são mais propensas a fazê-lo também. Por isso, dê o exemplo em casa. Além disso, às vezes os adultos esquecem que brincar também é uma forma de exercício para criança – e elas simplesmente adoram fazer isso junto com os pais! Ao invés do habitual cinema, que tal levar o filhote para jogar boliche ou paintball? Até mesmo alguns trabalhos como jardinagem ou fazer uma casa na árvore são ótimos exemplos de exercícios físicos para crianças. Vale qualquer coisa que coloque a sua família para se mexer junta! Não limite a sua ideia de exercício a apenas ir ao clube ou academia.

Atividades físicas para crianças: ideias para fazer em família

Veja a seguir mais sugestões de atividades físicas para crianças simples e divertidas para vocês realizarem juntos em família.

  • Encontre tempo toda semana para fazer algo diferente com seus filhos. Vale jogar frisbee, fazer caça ao tesouro ou experimentar escalada.

  • Use o cão da família como um motivador para passeios pela vizinhança. Além de ser um bom exercício para a criança, provavelmente seu cachorro precisa também!

  • Convide seus filhos e os amigos deles para aventuras como empinar pipa ou fazer trilha na mata. Você pode, inclusive, convidar a família deles toda!

  • Mostre para seus filhos os seus jogos e brincadeiras favoritos da infância.

  • E que tal uma gincana em família? Definam um prêmio que todos estariam ansiosos para ganhar, assim como uma certa quantidade de tempo para completar as tarefas.

  • Experimente umas férias na praia. Quando chegam à areia, as crianças encontram uma infinidade de maneiras de se exercitar.

Referência:

https://www.omo.com/br/se-sujar-faz-bem/dicas-para-pais/atividades-fisicas-para-criancas-ideias-simples-e-divertidas.html

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page