HIIT promete resultados com 20 minutos de exercícios intensos

August 14, 2017

Vinte minutos. Não é preciso mais do que isso para entrar e se manter em forma. Ao menos é o que garantem os praticantes e educadores físicos especializados em High Intensity Interval Training, ou, em português, Treino Intervalado de Alta intensidade, simplificando, o famoso HIIT. A modalidade que envolve exercícios aeróbicos realizados em máxima intensidade por um curto período de tempo, intercalados com breves momentos de descanso, vem ganhando cada vez mais adeptos por conta de sua versatilidade e eficiência.

- O principal objetivo é a queima calórica, com diminuição do percentual de gordura. Nessa aula a gente usa estímulos com o peso do próprio corpo, sem a ajuda de material, sempre com intensidade de moderada a forte, buscando a frequência cardíaca lá em cima, acima do limite

 

 

O principal diferencial do HIIT, além de não consumir muito tempo do dia do praticante, é o fato de que calorias continuam sendo queimadas até 24 horas após o fim do treino. Ou seja, o metabolismo se mantém ativo mesmo em descanso.

- De manhã, a gente ainda sua quando caminha para ir trabalhar, o metabolismo fica bem acelerado - garante um aluno, que começou a fazer a aula de HIIT em julho e já perdeu 11% de gordura. 

Quem assiste a um treino de HIIT, corre o risco de cansar só de olhar. As pausas são bem pequenas, e os alunos passam a maior parte do tempo pulando, correndo no mesmo lugar, fazendo abdominais, agachamentos, flexões... E suando muito! Ao som de músicas agitadas, como funk e hits eletrônicos, o praticante se deixa levar pelas batidas e pelos estímulos do professor, que, atento, não deixa ninguém “roubar” nos exercícios. 

- A gente costuma fazer quatro blocos de 20 segundos de estímulo para 10 segundos de descanso. Há um minuto de descanso geral, depois, muda o bloco. A gente sempre alterna dois exercícios durante quatro minutos. O descanso é para a pessoa recuperar um pouco do fôlego que perde durante os quatro minutos, porque a intensidade é muito grande, e para que ela possa fazer o próximo bloco também com a intensidade lá em cima. Até 24 h depois ela continua perdendo gordura, continua com o metabolismo acelerado .

A turma é formada em sua maioria por mulheres jovens. Mas também há gente mais velha e homens entre os alunos. E todos são unânimes ao dizerem que o HIIT resolveu a “parte fitness” de suas vidas.

- Também tive muitos resultados. Não tenho muito tempo para ir à academia, e a aula é bem legal. Entrei de férias, viajei, comi e engordei apenas meio quilo. O corpo continua com o metabolismo acelerado e perdi logo que retornei - conta a aluna, que sente vontade de sair pulando por aí sempre que escuta uma música tocada durante a aula. 

 

HIIT É PARA TODOS?

Mas será que qualquer pessoa pode fazer uma aula de HIIT? Há grande polêmica devido a frequência cardíaca ficar entre 85% e a máxima, por quase não haver descanso e pelo alto impacto das atividades. Portanto, o ideal é que haja uma avaliação médica prévia, tanto do ponto de vista cardiovascular quanto do ortopédico.

 

- A preocupação com problemas ortopédicos como tendinites, sobrecarga articular, lesões musculares, deve ser prioridade na adoção desta metodologia. O HIIT pode ser adotado desde que sejam respeitados estes critérios, e principalmente o programa seja ajustado individualmente em termos de intensidade, tipos de exercício e sob supervisão de profissional competente também acreditamos que cardiopatas, hipertensos e pessoas com lesões na coluna ou no joelho devem evitar o HIIT. Ressaltamos ainda que os iniciantes devem começar devagar e ir ganhando ritmo com a prática. - Pela alta intensidade, não é recomendado que façam a aula pessoas com problemas cardiopatas e hipertensão, pessoas com problemas de coluna grave, hérnia ou problemas de joelho. Não é recomendado para não forçar e não piorar a lesão da pessoa. Quem é sedentário e está começando, a gente pede para fazer em um ritmo mais devagar, cada um no seu ritmo, tentando focar basicamente na execução do exercício para depois aumentar a velocidade.- Normalmente nas aulas de HIIT utiliza-se o peso corporal, e a intensidade de cada exercício é controlada pelo praticante. Ele próprio dita o ritmo em que pode executar e em que progressão do exercício. Por isso, é uma aula que pode ser feita por qualquer pessoa.  O que se observa é que o nível de intensidade e grau de complexidade de cada exercício é o que determina o quanto a frequência se eleva. A medida que o aluno se condiciona, ele próprio sente que pode aumentar sua velocidade.De qualquer maneira, é preciso muito cuidado com vídeos postados na internet orientando aulas de HIIT. Por não precisar de aparelhos, muita gente tem adotado a prática em casa, mas, neste caso,  cresce o risco de lesões. Turíbio, Felipe e Deborah, neste caso, são unânimes ao afirmarem que a prática deve ser feita com orientação e supervisão de um profissional de educação física capacitado.  - Hoje em dia, na Internet, existem muitos vídeos, tanto nacionais como estrangeiros, mostrando exercícios para se fazer em casa. Mas como o HIIT é um exercício de alta intensidade, elevando a frequência cardíaca a níveis muito altos, acho que a presença de um profissional de educação física é de extrema importância. A pessoa pode estar executando um exercício de maneira errada, podendo ocasionar uma lesão de médio a longo prazo. Por isso, acho importante a execução do HIIT sempre com acompanhamento de um profissional de educação física.

 

 

 

 

 

 

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