Dor no ombro? Confira dicas simples de treino e postura para prevenir o problema
É uma articulação instável e propensa a algumas lesões quando são feitos movimentos extremos, principalmente aqueles em que o braço vai acima da cabeça ou até mesmo na remada.
O ombro é a articulação mais móvel do corpo, capaz de alcançar grandes amplitudes de movimento em praticamente todas as direções. Em contrapartida, isso o torna uma articulação instável e propensa a algumas lesões quando são feitos movimentos extremos, principalmente aqueles em que o braço vai acima da cabeça, como na natação, no vôlei ou até mesmo na remada de esportes como o surfe e o bodyboarding. Algumas dicas simples de treinamento e postura podem ajudar a prevenir e manejar situações de dor. Confira:
Fortalecimento de manguito rotador, que é um conjunto de músculos com uma função de estabilização importante no ombro. É possível treinar esses músculos girando o braço para fora com a ajuda de um elástico.
Fortalecimento de romboides e trapézio, músculos situados nas costas que também participam da estabilização do ombro através de sua ação sobre a escápula, osso parte do complexo do ombro.