1 hora de exercício por semana já previne a depressão, diz estudo

October 18, 2017

É o que aponta a maior pesquisa já feita sobre o tema, com quase 34 mil pessoas, acompanhadas durante onze anos.

Vários trabalhos científicos já apontaram que a atividade física é capaz de afastar a depressão. Mas quanto tempo de exercício é necessário para se manter longe da tristeza profunda? Um estudo recém-publicado no periódico American Journal of Psychiatry encontrou uma resposta para essa pergunta. Segundo o estudo conduzido por pesquisadores do Black Dog Institute, na Noruega, movimentar-se por uma hora na semana já ajuda na prevenção do problema.

Leia mais: Estudos ligam ioga ao controle de sintomas da depressão

E a investigação foi extensa: durante onze anos, foram acompanhados 33.908 homens e mulheres adultos que vivem no país nórdico. Para o trabalho, os participantes relataram aos estudiosos a frequência e a intensidade com que praticavam atividade física. Em outro momento, responderam a questionários que buscavam identificar se eles tinham ansiedade ou depressão. Fatores que podem predispor a esses quadros também foram levados em conta, como situação socioeconômica, Índice de Massa Corporal (IMC) e uso de drogas.

Os resultados mostraram que os sedentários apresentavam um risco 44% maior de se tornar depressivos em comparação a quem praticava de uma a duas horas de exercício por semana. Outro achado dos cientistas noruegueses: 12% dos casos de depressão poderiam ter sido evitados se os pacientes tivessem feito pelo menos 60 minutos de atividade durante sete dias.

Entenda: 5 hábitos que aumentam a gordura localizada e você não sabia

“É a primeira vez que conseguimos quantificar o potencial preventivo da atividade física para a depressão”, comentou o líder do estudo, Samuel Harvey. “Essas descobertas são animadoras porque elas mostram que até pequenas quantidades de exercícios já protegem contra o estado depressivo”.

Os autores do artigo não notaram efeitos de uma vida ativa na ansiedade, mas eles defendem que uma rotina cheia de #AtitudeBoaForma é capaz de trazer muitas vantagens quando se trata do bem-estar psicológico. “Se encontrarmos maneiras de aumentar, mesmo que um pouco, os níveis de atividade física na população, é provável que isso traga muitos benefícios para a saúde física e mental”, afirma Harvey.  Não temos dúvida!

 

Por Redação BOA FORMA

9 out 2017

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

As pessoas que pensam somente em eliminar peso sem mudanças de atitudes rapidamente podem conseguir emagrecer. Entretanto, grandes expectativas, metas...

Mais 5 passos para manter o foco e chegar ao seu peso ideal.

June 15, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes

July 24, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Professor Nelson Alvaro Figueiredo Brito, 10 Jardim Torres São José • Jundiaí • SP

11 3395-7102

11 97532-7334

© 2014 by Be Act Comunicação